localização e cobrança de impostos não pagos


O QUE É

"Cobrança Digital" é uma solução online criada especificamente para ajudar os fiscos a recuperarem os tributos não pagos pelos contribuintes e a aumentarem a receita municipal. Por meio da tecnologia de informação, agregamos métodos eficientes de localização de clientes aos recursos humanos qualificados e uma central de atendimento especializada. Dessa forma, integra-se agilidade e profissionalismo no processo de cobrança.

O objetivo é agilizar e simplificar o contato entre a prefeitura e o contribuinte devedor, proporcionando ao munícipe inadimplente maiores facilidades para o pagamento de tributos obrigatórios.

CONTEXTO


Acompanhamento Online

Transmissões de imóveis realizadas, pagamentos de guias, lavratura e registro dos imóveis, realizando auditoria e intervindo no processo.

A nova ordem econômica exige eficiência na administração pública, tornando-a capaz de enfrentar, com determinação, a decisão do combate à inadimplência e à sonegação, que se acirram nos períodos de dificuldades.

Deficiências estruturais impedem o levantamento adequado dos débitos do contribuinte com a Fazenda Pública Municipal e, consequente, a inscrição do mesmo em Dívida Ativa - o que compromete a cobrança administrativa e judicial e ocasiona graves prejuízos aos cofres públicos.

A estruturação de um setor de cobrança na prefeitura é uma solução para suprir as deficiências atualmente detectadas na área, que não podem ser superadas mediante simples atuação direta de servidores.

BENEFÍCIOS

  • Melhoria na arrecadação da Dívida Ativa sem onerar os contribuintes com carga tributária excessiva;
  • Diagnóstico da situação mediante avaliação da legislação, qualidade, controles, e eficiência da política tributária;
  • Levantamento de pontos ou situações críticas da Administração da Dívida Ativa e dos Sistemas de Informações deste tributo.
  • Redesenhar e simplificar os fluxos de informações e as rotinas da administração da Dívida Ativa para agilizar as tramitações;
  • Revisar os procedimentos de cobrança de débitos tributários, maximizando as possibilidades de recebimento em instância administrativa e amigável;
  • Análise, em conjunto com o setor de Dívida Ativa, da situação atual, dos pontos críticos da organização e infraestrutura;
  • Treinamento de técnicos do município para utilização do Sistema, dos serviços de implantação, customização, manutenção, fornecimento de atualizações e suporte técnico.
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Agilidade e controle na recuperação de
receitas tributárias.

  • Lançamento:Setembro 2009
  • Função:Recuperação de
    receitas tributárias


DIFERENCIAIS

Por meio do conversor de layouts, a remessa com os dados dos contribuintes é importada para o sistema de cobrança.
É possível atualizar e complementar as informações recebidas por meio da base de dados dos Correios e catálogos telefônicos, aumentando a possibilidade de contato com o cidadão.
Os dados de contatos dos contribuintes são atualizados automaticamente.
As informações de cadastro do contribuinte são atualizadas automaticamente e disponibilizadas para a prefeitura.
Configuração de procedimentos específicos para cada tipo de contribuinte, de acordo com a qualidade dos dados e situação cadastral.
Acionamentos realizados de acordo com os scripts de cobrança que foram previamente configurados ou de forma direta definida pelo supervisor ao analisar a carteira.
Identificação dos contribuintes que possuem os dados de endereço para geração de acionamentos por carta utilizando modelos definidos. As cartas podem ser geradas em arquivos TXT ou XLS e enviadas para impressão em gráficas ou em PDF em formato de mala direta (frente e verso, com código de barras, se necessário).
Identificação automática dos contribuintes que possuem telefone celular para envio de SMS utilizando mensagens definidas fixas ou variáveis. Os dados do SMS podem conter informação de código de barras, dados do vencimento e dados de contato.
Quando configurado, a solução já identifica os registros que possuem os dados de endereço eletrônicos completos e distribui para acionamento por e-mail utilizando o modelo definido.

FUNCIONALIDADES

  • Sistema 100% Web facilitando o acesso e aumentando a confiabilidade das informações;
  • Integração facilitada com o Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT), simplificando o processo de implantação;
  • Implantação de Call Center Ativo (URA - Unidade de Resposta Audível) agilizando as negociações;
  • Implantação de Call Center Receptivo (DDG - Discagem Direta Gratuita);
  • Tratamento de Dados;
  • Higienização do Cadastro melhorando a base de dados dos contribuintes.

Parcerias e soluções